sábado, 30 de agosto de 2014

A sua mão

(Por Iara  Caldwell)

Novamente Paris. Estava prestes a chegar. Férias...  Não podia esperar pela hora de caminhar às margens do Sena, naquele pedacinho da Île Saint Louis; ver as luzes e as largas avenidas que rasgam aquela cidade espetacular. As tardes nos cafés; pensar em Deus diante da Notre Dame ou Sacré Cœur. Talvez entrar e rezar. Mas não antes de dar umas voltinhas profanas e excitantes pelo Marais. "Senhores passageiros, em breve estaremos pousando no aeroporto Charles de Gaulle. Hora local: 16h, temperatura média de 10ºC e faz tempo bom", falou, pausadamente, o comandante da aeronave.
Não posso acreditar que estas angustiantes onze horas de voo estão terminando. Desde que decolamos do Rio, segurei a sua mão e não larguei mais. Larguei. Preciso comer, beber, me levantar para esticar um pouco as pernas, ir ao banheiro... Ah, o banheiro... são idas e idas ao banheiro. Tudo incomoda: o barulho, a pressão, a turbulência, o espaço mínimo entre os assentos, o frio... Há uma estreita relação frio x bexiga que precisa ser estudada. Você, gentil, não reclama. Apenas me olha, acompanhando meus movimentos inquietos, parece me entender perfeitamente. Deixa a mão estendida sobre o braço da cadeira, esperando que eu encaixe a minha. Encaixo.
Tudo isso já está acabando, o negócio é ter paciência, falta pouco. Outra vez a vontade de voltar ao banheiro... Não, eu espero. Gostaria de pensar que já estamos descendo, mas o piloto não diz nada. Ninguém diz nada. Você também não diz nada. Mas segura a minha mão e isso me conforta.
 Tenho um tremendo problema com altura. Lugar para mim, no avião,  é no lado do corredor, janela nem pensar! Olhar para baixo me aterroriza. Procuro nem prestar atenção quando o piloto começa  a sua explicação sobre a altitude: "... estamos a tantos mil pés de altura". Informação desnecessária. De que me adianta saber? Melhor dizer que é muito alto e pronto. E, daqui de cima, acontecendo qualquer coisa, nada a fazer senão rezar. E segurar a sua mão. Seguro. Melhor que nada aconteça.
 Não, não sou medrosa, caso esteja passando essa impressão. É que altura nunca me deixou lá muito à vontade, eu disse: tenho problema com ela. Quando era criança, vivia subindo em árvores. Mas antes do terceiro estágio de forquilhas já olhava para baixo, media mentalmente a distância e logo procurava me agarrar a algum galho forte mais próximo. Assim, como faço com a sua mão. Só por precaução. Com a árvore, dava certo: nunca caí, nunca quebrei nada, um ossinho que fosse. Por que não daria certo com a sua mão?
Acho que o avião já se aproxima do solo. Estamos descendo?  O passageiro ao lado levantou a janela, me ergo um pouco e... ah, confirmado! Estamos baixando, mas bem lentamente. Vou me preparando então. Não demora, pedirão que atemos os cintos. Estranho o piloto não falar nada... Êpa! Estamos subindo de novo? Gelei. Gritos, falatório, desespero, pedidos de calma. Confusão armada no avião. O que é isso? Que guinada! "Senhores passageiros, por favor, mantenham os cintos atados!" - fala um comissário, quase gritando. Alguém me explica o que está acontecendo? E o avião continua subindo, subindo e aumentando a pressão nos ouvidos... Ai, me falta o ar... ; me falta a sua mão. A sua mão, onde está a sua mão? Aqui. Fica aqui, por favor. Assim... Calma, preciso manter a calma. Respira! Estamos voando reto de novo? Ai... meu coração está  acelerado, parece querer saltar pela boca. E sem paraquedas! 
Tudo calmo agora. Nunca havia passado por isso antes... Por um momento pensei que estivéssemos a caminho da lua. Que desespero! "Senhores passageiros, pedimos desculpas pela manobra brusca. Tivemos que arremeter, pois não nos foi autorizada a aterrissagem no Charles de Gaulle. Voaremos para o aeroporto de Orly. Por favor, mantenham seus cintos atados".  Que susto! O ar me volta aos poucos.  Por favor, me dê a sua mão. Não solte. Ordens do comandante.
Menos apavorada, fico pensando o quanto poderá ser complicada a saída de Orly para o centro de Paris.  Ah, por que me preocupar com isso agora se ainda estamos aqui em cima, voando, voando... ? E quanto tempo mais teremos de esperar? Nada do comandante falar.  Aeromoça, por favor, ainda falta muito para o pouso? Perguntei como uma criança impaciente no carro dos pais, em viagem de férias. "Em breve". Apenas isso? Grande ajuda!
Acabo de pensar na semelhança de sons das palavras: aterrissar e aterrorizar... É isso! Voo que não aterrissa, aterroriza.
Depois de toda aquela adrenalina, o melhor a fazer é fechar os olhos e imaginar Paris. O anúncio do comandante quebra o silêncio: "Senhores passageiros, dentro de mais alguns instantes estaremos aterrissando no aeroporto de Orly, hora local: 17h, temperatura média: 9ºC e faz tempo bom". Dentro de instantes, em breve... essa tripulação gosta de uma imprecisão. E continuamos voando...
"Tripulação, senhores passageiros, preparar para o pouso: mantenham suas cadeiras na posição vertical e afivelem os cintos". Enfim, a nossa deixa. Seguro forte a sua mão, como na decolagem. Tocamos o solo. Aplausos para o comandante. Que alívio! Cintos desatados. Pegamos nossa bagagem de bordo e nos preparamos para o desembarque.  Nos olhamos e com um sorriso, agradeço: Merci, monsieur.
Um beijo no rosto e um aperto de mãos sela nossa despedida.








2 comentários:

Ana Beatriz Manier disse...

Iara, texto delicioso, leve, bem escrito e bem-humorado sobre horas realmente sofríveis!
Grande estreia.
:)

Lohan Lage Pignone disse...

Iara, você realizou uma estreia pra lá das alturas. Como disse a Ana, um texto leve sobre horas aterrorizantes para muitos passageiros!

Mas é aquilo... "segura na mão de Deus (ou do Monsieur) e vai", rs!

Beijos, bem-vinda.
Lohan.